28 de junho de 2013

Um relato sobre cabelos crespos quimicamente tratados





Certamente o cabelo é algo importante para toda mulher.
Crescemos e somos criadas ouvindo que o “cabelo é o molde do rosto”.  Precisamos ter um cabelo sedoso, macio, cheiroso, liso… ops, liso?
Sim, de acordo com os padrões, o cabelo liso é um quesito para um cabelo bonito.
Como a maioria das adolescentes, detestava os meus cabelos. Ouvia na escola que meu cabelo era feio, era grosso, era ruim.
O pior de tudo, é que durante muito tempo, eu realmente acreditei.
Aos 9 anos usei relaxamento pela primeira vez. Aos 12 alisei e comecei a pintar – usei o famoso “henê” até os 15 anos, quando praticamente todo meu cabelo caiu. As fortes químicas usadas afetaram de tal forma meu cabelo, que acabei usando um “aplique” para poder fazer um penteado em minha festa de 15 anos.
Parei de usar henê. Mas voltei a alisar e pintar com cores claras, vermelhos, Borgonha, caju.
Durante meu ensino médio, meu cabelo mal alcançou o comprimento dos ombros, em razão das muitas químicas que eu usava seguidamente.
Eu não era feliz com meus cabelos.
Com 17 anos, resolvi alongar meus cabelos, e coloquei tranças – até a metade das costas. Fui feliz por um tempo, com cabelos longos, fáceis de lidar, simples de cuidar. Mas a manutenção era doída: além de levar horas – em média, mais de 6h – ficava durante dias com dores insuportáveis no couro cabeludo.
Depois disso resolvi dar um tempo, parar com as químicas – aos 18 anos.
Deixei meu cabelo ao natural por uns dois anos.
Já na universidade, voltei a usar relaxamento – para abrir os meus crespos. Me incomodava por eu sempre usava meus cabelos amarrados, não os via crescer.
Voltei a pegar o gosto pela coisa, e voltei a pintar novamente, de preto.
Tive várias fases no uso do relaxamento, até parar de pintar de preto e colocar vermelho.
Até que um belo dia, durante um Fórum Social Mundial, em 2010, coloquei um dread. Amei usar aquilo, me empoderei da minha negritude de tal forma que alguns meses depois coloquei mais um.
Estava feliz com meus cabelos, avermelhados, encrespados, com dois dreads.
Fui pressionada a cortar meus dreads, por motivos profissionais. Voltei a achar meus cabelos sem graça alguma.
Ai, fui convencida por uma cabelereira que eu deveria usar progressiva: com este tratamento, meu cabelo ficaria como eu quisesse, meus crespos ficariam moldados e fáceis de fazer chapinha.
Ledo engano.
Perdi muito cabelo novamente e entrei em desespero.  Voltei a usar tranças para que me cabelo crescesse novamente.
Depois que tirei as tranças, passei a fazer progressiva regularmente. Até que o meu cabelo ficou realmente liso, como eu sempre quis ao longo de todos esses anos usando químicas.
Ai, me dei conta que eu não queria mais ter cabelos lisos. Eu tenho cabelo crespo e quero ser assim!
Na universidade ouvi muitas vezes que eu não tinha consciência étnica, por insistir em alisar/relaxar meus cabelos. E nunca me vi dessa forma. Sempre tive muito orgulho da minha cor e da minha origem, o detalhe é que eu não era feliz com meus cabelos.
Anos foram necessários para que eu aprendesse a viver com meus cabelos.
Não se trata de ter consciência para assumir os cabelos naturais. Isso está relacionado a autoestima. Somos submetidas a todo momento a um padrão de beleza ao qual jamais faremos parte, por mais que passemos as nossas vidas correndo atrás da roupa da moda, do cabelo da hora, dos acessórios da estação.
Quem começou essa leitura sobre cabelos quimicamente tratados, imaginou que alguma receita viria. A única receita, que posso oferecer, cara leitora é que se olhe no espelho e descubra a beleza que a natureza lhe ofereceu, seja ela como for. Não é necessário que sigamos um padrão, um modelo, não precisamos ser todas iguais… sabemos que aceitar nosso cabelo, em uma sociedade marcada pelo racismo há mais de 400 anos é – no mínimo – um desafio.
Mas é um desafio que vale a pena: sou negra e linda, não porque alguém me disse, mas porque estou convencida disso!


 Relato retirado do blog Blogueiras negras, escrito por Letícia Maria.

3 comentários:

  1. Gostei muito do seu relato, muitas negras, morenas, mulatas estão assumindo seus cabelos crespos, o que chamam de assumir a identidade. Creio eu que muitas pessoas não tem resistência à quimicas e sempre que tentam o cabelo não suporta e acaba quebrando ou caindo, neste caso assumir os fios seria mesmo o melhor e a maneira mais saudável.
    No meu caso, meu cabelo natural não me agrada, primeiro por serem mistos, no meio da cabeça eles são de textura 4a a 4b e no restante principalmente na frente e atrás eles são 4c, para mim não rola, e o efeito no meu é totalmente contrário, eles acabam quebrando. Gosto muito das quimicas, sou apaixonada pelo efeito que podem trazer e pelas transformações, mas respeito e admiro quem deixa os cabelos naturais. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não é meu, mais dei
      espaço a ele no meu blog
      pelo simples fato de
      assumir o cabelo como ele
      realmente é, que é isso que
      estou tentando fazer, entao
      me identifiquei com esse
      relato.

      Excluir
  2. Adorei seu blog , já estou seguindo *-* beijinhos :*

    http://sweet-imagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fico muito feliz por ter vindo conhecer meu cantinho, obrigada pela visitinha.

-Não aceito qualquer tipo de ofensa a mim e aos meus seguidores;
-Se alguma das imagens encontradas no blog, for de sua autoria me procure para que eu possa dar os devidos créditos;
-Antes dedivulgar seus links, comente algo relacionado com o post senão o comentário será removido;
-Responderei todos os comentários assim que possível e irei retribuir.
Obrigada.