26 de junho de 2014

Benefícios do Feno-Grego


Trigonella fenum-graecum ou popularmente conhecido como Feno-grego, é uma planta da família das Leguminosas, também conhecida como Alforfa. Planta anual, ereta cresce até 60 cm de altura. Raiz longa, caule vigoroso, redondo e ereto ou inclinante e ramificado. Folhas pecioladas trifoliadas, folíolos oblongo-lanceolados, membranosos e levemente pubescentes. Longas flores solitaries ou em par na axila das folhas, quase sesseis. Corola amarela pálido ou brancas, corola grande, obtusa, redonda. O fruto e uma vagem longa, fina, pubescente, em formato de espada, com uma ponta longa e curvada, com 4 a 20 sementes achatadas, angulares, dividas em 2 metades por um sulco profundo, amarelo-amarronzadas e muito duras quando secas.

Foi usada como condimento na Europa por muitos séculos e ainda hoje e um ingrediente muito popular na Índia e Ásia, fez parte de uma patente do século XIX contra dismenorreia e menopausa, já foi usado como substituto da insulina, faz parte das farmacopeias aiurvédica e chinesa.

Estudos comprovam que o feno grego reduz risco de cânceres, como a leucemia e câncer de cólon. Além disso, é um poderoso regulador das diabetes e colesterol. Ótima também para dores no estômago, problemas intestinais e anemias. Além de todos esses benefícios para a saúde, o feno-grego é eficaz também em tratamentos capilares e de pele.

O alto teor de proteína no feno-grego propicia o fortalecimento dos cabelos. Ele pode ser usado de várias formas, em cápsulas via oral ou aplicado diretamente no couro cabeludo, para maior eficácia ou também suas sementes podem ser trituradas e usadas como solução
para aplicar no couro, é
 possível também usar o feno-grego em pó que são nada mais nada menos que as sementes trituradas. Caso não o encontre em pó, coloque as sementes de molho com água e deixe descansar de um dia para o outro. Assim que as sementes de feno-grego estiverem  macias e moles, coe e misture até que forme uma pasta lisa,  sem caroços e sementes ou você pode triturar as sementes.

O feno-grego estimula o cabelo para ter força e assim, previne a calvície e quedas no geral.
Além disso, ele hidrata, previne cabelos grisalhos prematuros, elimina a caspa, impede a queda de cabelo,  protege e mantém a cor dos fios, e acelera e promove o crescimento saudável do cabelos. Vamos então a algumas receitas de máscaras caseiras de hidratação profunda para estimular o crescimento dos cabelos.

Contraindicações

O uso é contraindicado nos casos de gravidez, presença de diarreia e irritação na pele, também não é indicado durante a lactação e controle da glicemia de pacientes diabéticos insulino-dependentes, devido a redução da absorção de glucídios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz por ter vindo conhecer meu cantinho, obrigada pela visitinha.

-Não aceito qualquer tipo de ofensa a mim e aos meus seguidores;
-Se alguma das imagens encontradas no blog, for de sua autoria me procure para que eu possa dar os devidos créditos;
-Antes dedivulgar seus links, comente algo relacionado com o post senão o comentário será removido;
-Responderei todos os comentários assim que possível e irei retribuir.
Obrigada.